Quando falamos em autonomia do corpo feminino raramente discutimos sobre parto e mulheres são violadas nos momentos em que estão prestes a dar a luz, todos os dias, todo o tempo.
O nosso corpo é um comércio e não apenas como prostituição. Nos é vendido partos, cesáreas de uma forma absurda. A Violência Obstétrica acontece tanto que já passou ser visto como algo totalmente comum. É comum uma mulher ser cortada, levar os famosos “piques”. É comum uma mulher ter sua barriga apertada durante o trabalho de parto. É comum mulheres serem invadidas por dedos em sua vagina de hora em hora para saberem a dilatação. É comum, mas não é normal. É violento e não deveria acontecer, nos machuca e nos invadem o tempo todo. Isso é violência obstétrica.
Nossos corpos são controlados de todas as formas, e mesmo na nossa intimidade de parir somos submetidas a violência.
Na cesárea são cortadas 7 camadas de pele para se chegar ao feto. SETE. Um procedimento que dura em torno de 40 minutos. Um parto natural pode durar até dois dias (48 horas).
Qual desses dois você acha que é mais cômodo para um médico acompanhar? Qual desses dois o médico realiza e vai para casa em seguida? Qual dessas duas vias de nascimento é mais lucrativa para o sistema?
Quantas cesáreas um medico poderia realizar em um dia? Três? Quatro? Dez? Quantos partos naturais ele consegue acompanhar em um dia?
Sendo SUS, convênio ou particular, ele recebe por parto/cesárea realizadas. Qual via de nascimento ele prefere?
Quantos sonhos foram impedidos por problemas na gestação? Quantos partos foram roubados por uma pressão arterial alta? Por uma glicemia alterada? Quantas mulheres tiveram suas vontades, mais uma vez ignoradas, por conta da ganância e da soberba do ser humano?
Nenhuma mulher é culpada pelas escolhas! Todas tiveram plena convicção que estavam fazendo o melhor, e fizeram tudo que podiam! Todas as mulheres lutaram e lutam, cada uma com suas armas. Mas o sistema persiste em dizer que nosso corpo não sabe parir, e continuam violando cada parte do nosso ser.

PELO FIM DA VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA!
MULHERES E SEUS CORPOS PERFEITOS!
MULHERES SABEM PARIR E BEBÊS SABEM NASCER!

Não deixem que digam que você não é capaz, pois você é!
E se por ventura, você passou por uma cesárea roubada, assim como eu, estamos juntas!

Se você escolheu sua cesárea, esse post não diz respeito a você, é apenas para mulheres que se sentiram violadas na hora de parir. Se pra você realmente foi tudo tranquilo, então está tudo bem, não há problema!

4 COMENTÁRIOS

  1. Ola, fui vítima de VO, a medica me denunciou por escever a minha historia, quase fui presa e estou sentenciada a pagar 10.000$ a ela. De víctima passei a culpada.

  2. Tive minha bolsa estourada com aquela agulha (me disseram que seria melhor e mais rápido), senti muitas dores, tive sangramento e quase desmaiei, fizeram vários exames de toques em mim (várias pessoas diferentes), uma enfermeira me disse, quando eu implorei por uma Cesária, pq não aguentava mais, que eu deveria aprender a lidar com a minha dor (menosprezando meu sofrimento), a equipe quis impedir o pai de acompanhar a Cesária, não queriam me deixar ver meu filho quando ele nasceu. Foi tanto sofrimento que o dia, que era para ser de mta alegria, se tornou fonte de mto sofrimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here