Porque as pessoas em geral possuem tanto medo de ficar sozinhas? Estar sozinho é nosso estado mais natural. É nosso momento de maior intimidade. Numa vida de tantos compromissos, a oportunidade de estar sozinho deveria ser uma dádiva. Porém, o que vemos é o contrário. As pessoas tem medo da sua própria companhia. Se sentem vazias, desesperadas e perdidas. Esses sentimentos são compreensíveis, afinal, o nosso mundo interior é tão misterioso quanto à imensidão do universo.

Ao fim de um relacionamento, procuram desesperadamente por outro. Ao acabar um entretenimento, encontram um novo o mais rápido possível. Ao término de uma conversa, já inicializam uma nova com outra pessoa.

Socializar com quem amamos e conhecer novas pessoas é ótimo, mas o que eu tenho a oferecer a essas conversas e pessoas? Como vou estar plenamente aberto a viver esses momentos e compartilhar o que sou com elas se eu nem ao menos sei direito quem eu sou! Precisamos estar em autoconhecimento constante. A cada dia, as experiências nos moldam de forma diferente. E para nos conhecermos, precisamos estar em silêncio e sozinhos. Pelo menos algumas vezes durante a semana…

Silêncio.

O silêncio de que precisamos desfrutar para nos conhecermos é o silêncio da fala mecânica, não dos nossos pensamentos. No momento em que paramos de falar e de fazer qualquer coisa aleatória para simplesmente não nos sentirmos solitários, as ideias e os nossos pensamentos mais profundos aparecem de forma sútil e natural. Sentimo-nos vivos e lúcidos.

A cada acontecimento importante que acontecer na sua vida, fique um pouco sozinho, reflita sobre o ocorrido. Pare e pense porque aquilo aconteceu com você. Se parece algo inexplicável, tente ao menos ver que lições são tiradas e como elas podem lhe acrescentar de alguma forma.

No início, é apavorante mesmo. Conforme nos acostumamos com o mistério, o medo passa e a viagem interior começa a ser fascinante. Quanto temos a descobrir sobre nós mesmos?

Solidão é desespero interno. Solitude é contemplação e felicidade de estar só. 

Boa viagem!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here