O setembro amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Ela tem como diretriz alertar sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo. Também, atua na orientação de como podemos prevenir o suicídio.

A iniciativa começou a ser realizada em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). No dia 10 de setembro, é comemorado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, sendo essa uma causa incentivada pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (IASP).

Ao longo do mês, são feitas diversas atividades como: caminhadas, passeios ciclísticos e atendimentos em locais públicos de várias cidade do Brasil. Para maiores informações de quais atividades vão acontecer na sua região, acesse: “http://www.setembroamarelo.org.br”.

O CVV é uma entidade sem fins lucrativos que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962.  Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Se você ou alguma pessoa que conheça precisa de ajuda, pode entrar em contato pelo número 188 ou pelo site “https://www.cvv.org.br/”.

O suicídio é um problema grave de saúde pública que, pelos números oficiais, acomete 32 brasileiros por dia, taxa de morte superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário que a pessoa busque ajuda e atenção de quem está à sua volta. Para isso acontecer, é preciso que ela saiba que existem pessoas disponíveis para conversar e também uma rede de apoio disponível.

O CVV é um grande meio de ajuda e precisamos divulgá-lo, assim como também precisamos ser mais empáticos com as pessoas que sofrem ao nosso redor. Depressão e suicídio não são frescura. Pessoas acometidas pela depressão tem dificuldade para sair do estado em que estão e precisam da nossa ajuda e de informação.

Vamos fazer a nossa parte para tornar o mundo melhor. Seja empático, compartilhe as informações do setembro amarelo, do CVV e o mais importante: escute quem precisa de ajuda.

Bibliografia:

História

Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here