Quando nós mulheres vivendo com HIV afirmamos “Tenho HIV”, há imediatamente um olhar de julgamento, uma culpabilização, afinal como deixamos isso acontecer(?). As pessoas mais conservadoras já colocam  nossos corpos como promíscuos ou demonizados, culpabilizando e julgando possíveis comportamento com base nos pré-conceitos que o HIV trouxe e estagnou nos anos 80, o estima social não diminuiu quase que nada desde então.

Nós mulheres transamos, temos vida sexual e assim como inúmeras pessoas da sociedade transam ou já transaram sem camisinha interna/vaginal ou externa/peniana  (mais conhecida como preservativo masculino ou feminino) e esse não uso pode ser pelo simples fato de haver confiança numa relação estável (namoro, noivado ou casamento), situação super comum socialmente.

No Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP), um movimento de mulheres que vivem com HIV, em sua grande maioria das membros se infectaram pelo HIV em relações estáveis. A confiança então pode gerar vulnerabilidade para infecção do vírus da Aids? A resposta é dicotômica, afinal a base esperada de muitos relações é a confiança, mas se há uma traição a primeira escolha é não contar, afinal a tal confiança ficará estremecida. Mas é essa mesma confiança que um casal sorodiferente (onde uma pessoa tem sorologia positiva para o HIV e a outra não) também podem escolher o não uso do preservativo caso a pessoa HIV+ esteja indetectável (quantidade de vírus abaixo no nível de detecção, portanto o vírus é intransmissível), ou quando não está o parceiro/a HIV- pode iniciar a PreP(Profilaxia Pré-Exposição).

Atualmente, falar sobre sua própria sorologia ainda acarreta inúmeros receios mas há mulheres cis e trans que vivem com HIV/Aids que expõe de forma positiva sua vivência, com objetivo de quebrar o estigma e fortalecer outras mulheres que também vivem com HIV.

Quem escreve hoje e nos próximos dias do mês de dezembro será eu Rafaela Queiroz, uma mulher que vive com HIV há 27anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here