Ao longo de nossa trajetória não existe nenhum momento que não escutamos a famosa frase que “mulheres amadurecem antes que os homens”, na realidade essa frase no senso comum nada mais é que uma forma de tirar a responsabilidade dos homens, e serve basicamente para perpetuar uma sociedade com costumes patriarcais, que sempre tem o intuito de culpabilizar as mulheres já que pessoas com maturidade consegue discernir melhor, o certo do errado, não são impulsivas ou inconsequentes, já uma pessoa imatura  é sempre irresponsável, impulsiva e por ai vai, por isso os erros dos homens sempre são justificados, já as mulheres levam a culpa e claro, sem nenhuma justificativa ou pena.

Homens, quando são adolescentes cometem suas besteiras, transam livremente sem amarras sociais, são estimulados a serem brilhantes e estarem no comando, apesar da tal falsa imaturidade, mulheres quando adolescentes precisam se resguardar, ajudar a mãe e  claro sempre se comportar, “senta direito menina”, “isso não e coisa de mocinha” a imaturidade dos homens nunca e posto em pauta quando é para estar no comando, mas quando ele erra, aí sim. Apesar da tal maturidade da mulher ser inexistente quando ela precisa comandar ou ter a chefia de uma grande empresa.

Nos relacionamentos, a mulher precisa estar sempre no posicionamento de “sabia” daquela que luta pelo seu amor, já que o pobre “moçoilo” esta aprendendo a se relacionar, a famosa frase de que “homens são assim mesmo” apenas legitima a falta de caráter de muitos homens, normatizando comportamentos abusivos e romantizando-os.

Quando a mulher chega ao altar, a situação da imaturidade atinge níveis alarmantes, tem mulheres que faltam dar comida na boca dos seus respectivos parceiros, e são constantemente julgadas caso não faça, porque esse homem vira um bebê sem sua mãe, por causa da sua imaturidade não consegue cozinhar, arrumar sua roupa ou ate lavar um copo, essa a imaturidade muda de nome e se torna, “homens não sabem fazer isso” Muitos homens querem casar com a  figura da mãe, para prolongar sua “imaturidade” e dessa forma vai se  perpetuando e fortalecendo o patriarcado e as estruturas de poder masculina.

A cobrança que recai sobre essa mulher “madura” serve apenas para encobrir um machismo estrutural, oprimindo cada vez mais as mulheres e culpabilizando elas pelos erros que eles cometem. Existe uma pressão social para que essa mulher esteja sempre preparada para os erros desse homem “imaturo”, que nem com a velhice consegue amadurecer, se tornam até piores com uma misoginia e preconceito latente.

Não aceite a imaturidade que fere sua alma e seu corpo, a justificativa de um homem que faz algo errado ou não se responsabiliza por questões básicas, jamais pode ser sua imaturidade. Todos nos independente do gênero, somos responsáveis pelos nossos atos e temos que ter a consciência disso e jamais aceitar a desculpa esfarrapada de que homens não amadurecem.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here